
-
Arquitetos: Sau Taller d'Arquitectura
- Ano: 2024
-
Fotografias:Andrés Flajszer
-
Fabricantes: Fusteria Vivet Vidrà, SL, Gil Teulades, Umbelco, S.L.

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto de reforma da Escola Santa Eulália em Cornellà de Llobregat, Espanha, enfrenta três grandes desafios: melhorar o conforto térmico e a proteção solar das salas de aula, recuperar o caráter emblemático da escola dentro do bairro e executar todas as obras em apenas três meses durante as férias escolares. Para alcançá-lo, foram priorizados sistemas industrializados que permitem avançar o trabalho na fábrica e reduzir o tempo de obra.


Entre as principais ações estão a reparação da base, que é substituída por pedra de San Vicenç, aumentando sua altura para conferir maior presença urbana ao volume; a construção de um novo pórtico e acesso, com o objetivo de valorizar a imagem do centro e solucionar problemas relacionados à aglomeração de pessoas e ao escoamento da água da chuva; a aplicação de isolamento nos volumes por meio de um sistema SATE, que não apenas aumenta a eficiência energética, mas também renova a aparência exterior; e a demolição e reconstrução da cobertura em madeira, reforçando sua estabilidade, isolamento térmico e controle solar.


Tudo isso é realizado com uma paleta de materiais cuidadosamente selecionada e reduzida: o granito existente polido, o branco, a madeira de abeto e o verde RAL 6021 como elemento distintivo. Essa escolha não apenas permite conter custos, mas também recuperar e potencializar o caráter original da edificação, devolvendo à escola sua personalidade e relevância dentro do bairro.









